sexta-feira, 25 de maio de 2012

Girassol anão

Aqui há um tempo num supermercado, "dei de caras" com umas sementes de Girassol Anão. Sinceramente nunca tinha ouvido falar mas fiquei maravilhada pelo amarelo apresentado nos girassois do pacote das sementes e, não hesitei em comprá-las.

Cheguei a casa e semeei-as. Depois de duas semanas têm este aspecto:





Algumas curiosidades:

Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos.

Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.

Planta anual, pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.

Para cultivá-lo:O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:

O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
Adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
Quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.

5 comentários:

  1. Olá
    essas estão lindas.
    Eu também já comprei mas ainda não semeei. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Que giro não conhecia.
    Bj** e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Que giro...
    Onde Compraste?
    Quero Plantar lá em casa
    Bjstos

    ResponderEliminar
  4. Abspinola comprei no Lidl.
    beijinho e bom fim de semana para todas!

    ResponderEliminar
  5. Olá Miss Lazy, eu sou a Manuela, o outro elemento do "staff" do desafio "As Amantes do Verão" e como ainda não tinha tido oportunidade de vir agradecer o teu empenho, aqui estou eu. :)
    Obrigada pela tua adesão ao nosso desafio, pela partilha do mesmo e espero que te divirtas muito!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar